11/08/2014

Montando um currículo legal

Categoria:
http://weheartit.com/entry/131584377/search?context_type=search&context_user=nellyandreea&query=work

Oi!
Esse post vai ser maior do que o normal. Eu publiquei no meu Facebook pessoal o quanto um currículo diferente me ajudou a conseguir um bom estágio. Meus amigos curtiram, quiseram fazer igual mas não sabiam como; então estou escrevendo esse post para ajudá-los a fazer algo diferente, no Microsoft Word, mas sem exageros! Ah, e se seu cargo for para algo sério, como direito ou RH, é melhor ficar no currículo normal, ok? 
Eu acho legal colocar uma foto, mas ela tem que ser boa. Não faça caretas, não esteja fazendo pose, não esteja de óculos escuros, etc. Tente achar uma foto mais sóbria do seu rosto, pode estar sorrindo. A minha eu já tinha no Facebook, só deixei em preto e branco para combinar com o layout :)

Divida seu currículo por tópicos: formação, experiência, cursos... eu fui mais além e coloquei "habilidades". Isso pode ser bom simplesmente pelo fato do entrevistador perceber que você se preocupou com essas informações. É difícil explicar o que quero dizer, mas vou tentar: normalmente as pessoas se preocupam só em informar suas experiências e cursos feitos, mas não pensa nas interações sociais e nas habilidades que tem sem ter feito cursos específicos para aquilo. 
Por exemplo: no meu currículo eu coloquei que tenho habilidades com pasta americana, mas nunca fiz um curso sobre isso. Se eu colocasse só a minha formação profissional, esse detalhe importante ficaria de fora.

Faça o currículo em duas colunas. Assim você consegue colocar mais informações sem que ele fique com mais de uma página. Ouvi dizer que muitas empresas rejeitam currículos com duas ou mais páginas (pra mim isso é loucura, mas fazer o que?), então colocar tudo em uma só conta muito.
Para fazer as duas colunas, eu usei a caixa de texto do Word. Coloquei uma caixa de texto do lado direito e uma do lado esquerdo, e fui digitando o que queria (Inserir > Caixa de Texto).

Deixe todas as informações básicas sobre você (endereço, telefone, etc) juntos, logo no começo do currículo. São informações importantes e o entrevistador precisa ter esses dados rapidamente. No meu, eu coloquei uma caixinha de texto do lado direito.

Não use fontes diferentes, mas tente fugir do Times New Roman, do Arial, etc. Digo, não utilize fontes que sejam de difícil leitura, ou muito rebuscadas e cheias de fru-fru. Use fontes cleans, bonitas e simples. A que usei para o texto se chama "Yu Gothic Light" (acho que ela já veio no meu Word).
Já para o título, fica legal uma fonte diferente. Mas ainda assim precisa ser limpa. A que usei se chama "Mossy" (baixe aqui).
O tamanho da fonte não pode ser muito pequeno, e nem muito grande. Para a fonte que usei, o tamanho 10 foi suficiente. Não deixe a fonte enorme para preencher espaço, e nem muito pequena para economizar. Tente organizar as informações de um jeito que fique agradável de ler.


Agora chegou a parte mais delicada! Minha área é gastronomia, então eu posso arriscar um pouco e colocar desenhos, pois é uma carreira mais criativa. Mesmo assim, procurei usar ícones mais sóbrios (sem gatinhos e coisinhas fofas, hehehe). Na internet existem inúmeras opções!
No Pinterest vocês conseguem achar muita coisa, e até mesmo no Google Imagens. É só pesquisar como "Icon Design" ou "Flat Icons". Eu usei esses.


Eu tive experiência em outras áreas fora da gastronomia, e isso inclui um estágio em uma escola e trabalho administrativo em escritório de advocacia. Apesar de serem informações legais, não seriam relevantes para minha área, hoje. Então tirei, e expliquei um pouco melhor as experiências que consegui na área (contando o que fazia nos lugares, essas coisas). Deixei o dado sobre ter sido professora particular, pois isso pode mostrar que me dou bem com as pessoas, tenho paciência etc (minha mãe não vai concordar com isso, mas tudo bem! Hahahaha).
Isso que é importante: saber filtrar o que é ou não relevante para o entrevistador. Se ponha no lugar dele: leia seu currículo e pense se aquilo faz diferença pro cargo que você quer. :)

Clique aqui para ver como ficou o meu currículo.
O Buzzfeed fez uma seleção de currículos legais para se inspirarem! Eu baseei o meu em um deles.

Basicamente, é isso! Salve seu currículo em PDF, para ficar algo um pouco mais profissional, e mande para vários lugares. Espero ter ajudado!
                                                                   Instagram  Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é importante para a melhoria do blog :D fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...