Você vai precisar de:
- Rolos de papel higiênico cortados na metade (só o papelão, sem papel)
- Tiras de papel higiênico
- Cola branca
- Água
- Pincel, estilete e durex
- Jornal
- Tinta marrom
- Papel crepom
- Arame fino
- Luzes de natal (a que eu usei não pisca)
Eu perdi as primeiras fotos do processo (heheh), mas é fácil entender!
Primeiro pegue as metades dos rolos e cole com o durex um atrás do outro, formando fileiras (serão os galhos mais largos). Para as pontas dos galhos e galhos mais finos, enrole uma folha de jornal e cole com durex nos galhos mais largos.
Quando toda a estrutura estiver pronta, misture num potinho 3 partes de cola para 1 de água. Passe um pouco da mistura nos galhos e vá colocando as tiras de papel higiênico, passando a mistura também em cima dele (esse processo se chama papel machê). Será preciso fazer umas três camadas de papel machê, sempre esperando uma secar muito bem antes de fazer a outra, o que pode levar algumas horas.
Quando a cola estiver totalmente seca, pinte os galhos com a tinta marrom.
Quando secar, vire os galhos de costas e comece a montar as luzinhas, colando atrás com durex e fazendo uns cortes com estilete no meio dos galhos para que as luzinhas passem por eles:
Vá conferindo se as luzes estão acendendo. Já pensou se você monta todas as luzes e, quando estiver tudo pronto, elas não acenderem? #vish
Quando acabar deve ficar mais ou menos assim:
Agora vamos fazer as flores! Eu fiz dois tipos, um (a vermelha) é só pegar uma tira de papel crepom e enrolar em volta da luzinha. O outro tipo (a rosa) é assim:
Pegue um pedaço de papel crepom e corte em formato de flor de quatro pétalas. Pegue o arame e corte quatro pedaços, enrolando todos na ponta para não se soltarem. Fure a flor (não fure no meio, pois é por onde a luzinha passará. Fure mais ao lado) e passe o arame. Cole com o durex cada pedaço de arame em uma pétala e depois dobre-as para ficar uma flor fechada:
Faça outro furo (agora sim no meio) e passe a luzinha. Dica: antes de furar, cole alguns pedaços de durex para que o papel não rasgue tão fácil.
Faça mais algumas flores (muitas, no meu caso foram cerca de 50) e vá prendendo nas luzinhas.
Para prender o galho na parede há apenas duas opções: pregar ou colar com fita crepe. Eu fiquei com dó de pregar. Se um dia eu não quisesse mais ficar com os galhos, minha parede estaria toda furada, então colei com fita crepe. Se a sua parede não for cor de creme, branca ou outras variações, sinto muito! A fita ficará aparecendo mesmo. Se for, você ainda tem como disfarçar a fita que fica nos galhos: é só pintar de marrom =)
Eu tentei colar com aquela fita gordinha que serve para colar quadros na parede, mas não funcionou. Talvez ela não grude muito bem em jornal. A fita crepe funcionou muito bem.
Boa sorte!
3 comentários:
Adorei! *___*
Papel machê é uma das coisas mais sensacionais que descobri na infância... É muito divertido, boa postagem.
Obrigada, César! Realmente dá pra fazer muitas coisas com papel machê, uma vez meu amigo fez uma fantasia de dinossauro com papel hahaha
Beijos!
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Seu comentário é importante para a melhoria do blog :D fique à vontade!