19/04/2013

receita: risotto básico

Categoria:
Gente! Essa é a primeira receita que posto aqui que fiz na faculdade. Eu adaptei ela um pouquinho, pois tem algumas coisas que a gente usa na faculdade mas que não tem em casa. Também estou doida para posta a do Gnocchi, mas queria tirar fotos do processo e ainda não consegui fazê-lo aqui em casa. Espero que gostem da de hoje, é bem simples e super gostosa. No começo a gente estranha por não ter nenhuma "corzinha" de molho, mas é uma delícia.
A quantidade de cada ingrediente que tem nessa foto é maior do que o que pede na receita do post
Essa quantidade é para uma pessoa que coma bem, ou duas que comam em quantidade razoável.
Ingredientes:
- 700ml de água com caldo de galinha dissolvido (siga as instruções na embalagem)
- 15g ebola pérola em brunoise (cubinhos de 3 milímetros - é claro que você não precisa cortar exatamente em 3 mm, é só para ter uma noção do tamanho que o corte deve ter - e eu não tinha cebola pérola, então usei uma parte de cebola normal)
- 45g de manteiga integral sem sal (eu usei margarina com sal, então cuidado na hora de temperar caso também a use)
- 115g de arroz arbório 
- 35ml de vinho branco seco (eu não tinha seco, mas ficou bom do mesmo jeito heheh)
- Sal refinado
- Pimenta do reino branca moída
- 30g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Coloque 30g da manteiga na geladeira. Aqueça a água e dissolva o caldo de galinha (e mantenha aquecida). Sue a cebola com 15g de manteiga e adicione o arroz, misturando até que todos os grãos estejam envoltos na manteiga.
Acrescente o vinho branco e deixe evaporar até quase secar. Aos poucos, adicione a água com o caldo e deixe em fogo alto, mexendo constantemente. Estará no ponto quando o arroz ainda estiver meio durinho, mas cremoso, e quando quase não der mais para ver a água.
Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta, acrescente a manteiga gelada cortada em cubos e o queijo ralado. Misture bem e sirva logo em seguida.
Arroz com manteiga
Arroz com o vinho
Arroz com a água e caldo de galinha
Viram como é facinho? Achei muito engraçado esse dia, pois foi o maior estresse na cozinha aqui de casa. Minha mãe reclama de ter que cozinhar, mas quando eu resolvo fazer algo ela insiste em ficar dando palpite. Eu sei que ela só quer ajudar, mas tem coisas desnecessárias... como no momento em que ela brigou comigo por ter usado um copo medidor diferente do que ela costuma usar! E apesar disso, e de ter reclamado que o risotto era completamente sem cor e que tinha cara de ser sem graça, ela adorou e pediu para eu ensiná-la a fazer. Vai entender, né? Hahaha
Boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é importante para a melhoria do blog :D fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...