
Todo mundo sabe que dieta tem altos e baixos: meu alto foi emagrecer 2kg em fevereiro, meu baixo foi continuar com o mesmo peso desde então, hehehe. Mas eu não me esforcei para emagrecer, confesso! Então foi até bom eu continuar no mesmo peso. Eu poderia ter engordado (brrr)!
O Gabriel trabalha em uma livraria, e um dia ele me disse que tinha um livro que eu poderia gostar, e era de graça: "Liberte-se da Fome Emocional". Nós achamos que falaria sobre ansiedade, principal motivo que me faz comer tanto. Não é só a ansiedade, mas a vontade que dá de comer algo que acabei de pensar.
Esse livro é legal, mas "não é para mim". Basicamente é para gordinhas e gordonas que comem por culpa, por causa da emoção mesmo. Se ela está feliz, come. Se está triste, come. Se está chateada, come. Se lembrou de uma fase ruim da vida, come. É tudo psicológico. Pais que sempre repreenderam a pessoa por comer demais. A gordinha que se reprime quando tem fome, e acaba comendo sem o prazer de comer (porque logo que acaba sente culpa, a maior culpa do mundo).
Eu não sou assim, esse não é o meu problema. Se me repreendessem por comer demais, eu não ia ligar. Ia comer mesmo assim! Sei das consequências. Não me sinto culpada depois de comer um pacote inteiro de pipoca de cinema. Eu posso me sentir mal - com o estômago doendo, sem conseguir dormir, me sentir pesada -, mas são todos os efeitos físicos.
É raro o momento em que me sinto mal por ter comido por impulso. As vezes acontece, mas é difícil.
Mesmo tendo percebido esse tema logo no começo do livro, eu o li até o final e vi que tem algumas coisas que todos podem aproveitar:
Se quiser muito comer, espere ter fome. Aí você vai sentir o gostinho da comida, vai aproveitar.
Mas acredito que, para seguir essa regrinha, você não pode ser tão impulsivo. Ok, ficou com fome, vá montar seu prato, mas não faça uma montanha de comida só porque está com fome! Normalmente nosso corpo fica satisfeito com a metade da quantidade que tem no nosso prato. Tem gente que come o dia inteiro e não sabe o que é sentir fome. Nunca espera essa hora chegar.
Eu fiz uma tabelinha para vocês! Fica na categoria nova, Goodies, onde eu vou colocar algumas coisas que vocês podem baixar, ler, etc.
Quando você come exatamente o que quer, uma quantidade bem pequena se torna suficiente. As vezes você nem quer comer um bombom inteiro, só um pedacinho, porque quer sentir o gostinho dele. Chamamos isso de "sussurro". O biscoito sussurrou para você e você quis comê-lo antes de vê-lo. Não comeu porque pensou "ai que aparência boa tem esse biscoito, eu quero!", mas sim porque sentiu vontade de comê-lo, assim, do nada. E são os alimentos que sussurram, que você quer muito, imagina ele inteiro (em textura, sabor, etc), que você vai comer e fica satisfeita só com uma mordidinha.
Ufa! Que post gigantesco. Mas ele vai ajudar você a tomar algumas decisões em relação à comida ;)
5 comentários:
Não só gordas que comem muito. Magras tb. Muitas gordas tem problemas de metabolismo. Engordam só de olhar.
Eu acho que sou gordinha. Mais pra mim esse livro não serviria porque provavelmente ele não fala de problemas na tireóide.
Escrevi errado. Rsrsrs não sou gordinha. Sou Gordona.
A pastagem é ótima e vou repassar para minhas amigas, pois para ansiedade, ele dá dicas ótimas.
A pastagem é ótima e vou repassar para minhas amigas, pois para ansiedade, ele dá dicas ótimas.
Escrevi errado. Rsrsrs não sou gordinha. Sou Gordona.
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Seu comentário é importante para a melhoria do blog :D fique à vontade!