Atualizando o diário, hoje vou falar da minha RA (Reeducação Alimentar).
Bom, vamos começar pelo fim: na minha balança eu emagreci 3kg, e na balança da academia emagreci 1kg. Preciso achar uma terceira balança para saber quem está me enganando.
Antes de entrar nessa vida triste da dieta (ok, não tão triste assim depois que você se acostuma), eu pesquisei infinitos cardápios e opções para o café da manhã, o lanche da tarde e o jantar. São sempre os horários em que eu me quebro no meio de uma dieta. Ou porque só tem pão de queijo no café da manhã, chocolate no lanche da tarde e carboidratos na janta - porque todos os dias a minha mãe fazia batatas douradas.
E a minha opinião foi: eu jamais, em tempo algum, nunquinha, vou conseguir comer só uma bolacha de água e sal com queijo branco no café da manhã, depois uma fruta por volta das 9:30, e depois almoçar. Na minha opinião, isso é pra quem está desesperado ou tem uma facilidade incrível (literalmente, incrível) para engordar.
Então, o que eu fiz foi pensar em tudo o que eu comia. Eis a lista:
- 2 pães de queijo no café da manhã + suco de laranja UHT da lanchonete de onde trabalho.
- As vezes eu trocava os pães de queijo por aqueles mini pães de queijo do terminal de ônibus.
- Achocolatado de máquina entre o café e o almoço.
- Qualquer outra porcaria que eu tivesse na minha frente, pra comer entre o café e o almoço.
- Meu prato, no almoço, pesava cerca de 350g. Já chegou a pesar 400g, e eu comia tudinho.
- Picanha gralhada (sempre tinha, era religioso), com gordura, e eu colocava mais sal nela.
- Batata.
- Batata.
- Arroz.
- Peixe.
- Misturava tudo: macarrão com batata com peixe com linguiça com picanha com legumes e tal.
- Sorvete no lanche da tarde (todo santo dia, é de graça mesmo).
- Na faculdade, comprava um salgado na janta.
- Lanche natural com pão francês.
- Ia em lanchonete pelo menos 1x por semana, no almoço.


Todos os dias eu comia quase tudo o que tem nessa lista. Imaginem, né? Engordei 5kg em 4 meses.
Então em vez de entrar em uma dieta completamente nova, e que não me dava nada do que gostava, decidi reduzir quantidades e tirar algumas coisas. Agora, meu dia-a-dia é assim:
- Duas frutas, qualquer uma que eu quiser.
- Quando eu saio de casa com pressa, como um pão de queijo + suco de laranja (agora não aguento 2 pães de queijo) na lanchonete.
Depois do café, quando chego no trabalho, escovo os dentes. Isso me tira bastante a vontade de comer coisa antes do almoço.
- Algumas (poucas) folhas de alface + azeite (não coloco sal). Não sou muito fã, mas to aprendendo a gostar.
- Um pedaço pequeno, o menor que tiver, de peixe. Não ligo muito para o método de cocção do peixe. As vezes eu pego até empanado. Mas eu pego bem pouco.
- Uma ou duas rodelas de tomate.
- 2 sushis, quando tem.
- Uma colher de sopa de arroz integral, se eu quiser.
- Mais uma coisa que eu tiver vontade de comer, desde que não seja fritura ou carne gordurosa, como linguiça, e que seja na porção de uma colher de sopa.
Basicamente é isso. Só 6 componentes, sendo que o peixe eu pego pouco, só para comer junto com a salada. Eu detesto alface, então pego uma folha + um pedacinho do peixe e como junto! Assim eu nem sinto que to comendo folha (blérg), e encho o estômago (yay!).
Novamente eu escovo os dentes, e a vontade por uma sobremesa passa na hora.
- Fruta que dão para os funcionários, as 15h.
Depende do que minha mãe faz, enquanto estou de férias. Não sei como será na faculdade, hahaha, mas por enquanto está sendo uma fatia pequenininha de torta de frango + folhas de alface com azeite. E só!
- Quando tenho muita vontade de comer chocolate, pego chocolate 72% cacau. Adoro e eu acho que engorda menos, sei lá!
- Quando eu vou sair, não deixo de comer! Se vou em uma pizzaria, como o quanto quiser. Sabem por quê? Porque depois de se acostumar a comer menos e melhor, você acaba nem querendo comer muito quando sai. 1 fatia de pizza, hoje, me é suficiente.
- Não tenho dia do lixo. Se tenho vontade de comer pipoca, vou lá e como. Mas depois compenso nos outros dias evitando comer besteiras, indo na academia, etc.
- Sobre refrigerantes: eu evito beber, assim como qualquer outro líquido durante a refeição. Como não tenho o hábito de beber refrigerante fora das refeições, não fez tanta diferença. Quando me dá vontade de tomar na hora do almoço, eu tomo um golinho do refri da pessoa que está comigo (hehehe). Só para matar a vontade.
- Não como de 3h em 3h se eu não quiser.
- Não bebo 2 f*cking litros de água por dia. Isso é insano! Eu não consigo, desisti mesmo. Mas as vezes eu bebo água para tentar matar a vontade de comer alguma coisa calórica.
Agora, vamos analisar os fatos:
Eu sei que o que eu ando comendo não está certinho. Sei que, se falar com uma nutricionista, ela vai me mandar mudar um monte de coisa. Por isso que eu não vou! Quero emagrecer, mas não estou desesperada. Estou fazendo 1h de academia de segunda a sábado e cortei a maioria do que me fez engordar. Por enquanto, não preciso de mais do que isso. Quem sabe depois, né?
Duas regrinhas de ouro minhas:
1. Escovar os dentes depois de todas as refeições, pois isso ajuda a passar a vontade de comer. É tiro e queda!
2. Pegar tudo, menos a salada, em porções de 1 colher de sopa. A ideia é "colocar no prato só para não passar vontade".
Basicamente é isso! Por enquanto tem funcionado para mim.
Vamos ver como as próximas semanas serão. Obrigada pela visita!

3 comentários:
Oi, Giu! Adorei a sinceridade (de gordinha, ou ex-gordinha, rs) no post! Me identifiquei demais com tudo o que sente (em relação a comida). Masss me diga uma coisa: que trabalho é este onde o sorvete é free? Hahaha eu quero! Beijos :)
Hahahaha! Que bom que gostou.
Eu faço estágio na Unilever, e a Kibon faz parte da empresa... então tem sorvete Kibon de graça, sempre hahahah
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Seu comentário é importante para a melhoria do blog :D fique à vontade!