13/06/2014

Queijo brie empanado e Penedo Borges Reserva Malbec-Syrah 2011

Categoria:

Todos sabem que o vinho carrega consigo toda uma história e tradição que o torna a bebida mais diversa e apreciada em todo o mundo. Nesse semestre pude estudar um pouco mais nas aulas de enologia! Confesso que me senti meio deslocada, pois não gosto de álcool, hehehe
A sua fama universal se deve a forma como as civilizações se apropriaram da bebida, tornando-a sinônimo de culto espiritual, de celebração da vida e até mesmo de fartura à mesa. Aliás, quando se fala em vinho, impossível não associá-lo imediatamente a uma bela refeição e a harmonização de vinhos pode tornar a refeição ainda melhor. 
Harmonizar um vinho especial com um prato delicioso é tão mágico quanto o florescer de um amor entre duas pessoas. A culinária, desta forma, ganhou um novo significado quando encontrou no vinho o seu par ideal. Surgiu então um amplo conjunto de novas sensações e prazer, que perpassa todas as características visuais, olfativas e gustativas imagináveis. 
Um exemplo dessa união perfeita é a combinação entre a singular receita de Queijo Brie empanado com o excelente Penedo Borges Reserva Malbec-Syrah 2011, um vinho argentino muito especial. Aqui vai a receitinha do queijo:

[leiamais]

Ingredientes:

· 4 cunhas de 150g de queijo brie
· Uma xícara de nozes e amêndoas
· Duas colheres de sopa de sementes de gergelim
· Uma colher de chá de tomilho desidratado ou fresco
· Dois ovos
· Sal e pimenta do reino moída à gosto
· Óleo de canola o quanto baste para fritar

Modo de preparo:

Para ter-se o ponto certo do brie, deve-se congelá-lo com antecedência de cerca de 2 horas tirando-o do freezer minutos antes do preparo. Colocar num processador as nozes, as amêndoas, as sementes de gergelim, o tomilho, a pimenta e o sal e processar rapidamente despejando o preparo num prato raso. Em outro recipiente misturar o ovo com um garfo. Mergulhar cada lado das cunhas de brie no ovo e depois no preparo feito no processador, pressionando levemente para a mistura cobrir toda a superfície do queijo e ficar bem aderida formando uma crosta. Envolver com um filmito plástico e levar à geladeira por cerca de uma hora. Aquecer o óleo de canola em uma frigideira pequena onde caiba cada cunha de queijo por vez. Fritar até ficar douradinho. Escorrer em papel toalha o excesso de óleo e servir quente acompanhado de torradas e mix de saladas verdes.

Gostaram, né? Queijo frito é muito amor... quando combinado com um vinho bom, melhor ainda!

Esse post teve a participação do Clube dos Vinhos! :D

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é importante para a melhoria do blog :D fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...